Mensagem de Vanda Maria Almeida Lima a propósito da exposição de desenhos das pediatrias do Serviço Nacional de Saúde, em honra da visita de Sua Santidade o Papa Francisco a Portugal, nas comemorações dos 100 anos das Aparições de Fátima
Saúdo o Centro Hospitalar de São João por ter tido a visão tão feliz de ligar crianças de todo o País, que infelizmente partilham o combate diário de uma doença, através da fé, da criatividade e do espírito artístico. Também a fé ligou profundamente Francisco e Jacinta, duas crianças, comprovada pela sua canonização, no passado dia 13 de Maio, o dia da Nossa Senhora de Fátima, que trouxe o Santo Padre a Portugal.
Os jovens são uma das mais belas obras da Criação e a arte liberta e ajuda o ser humano a ser também mais parte dessa obra criativa.
Felicito a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em particular os seus diretores, docentes, técnicos e alunos, que se dedicaram ao projeto trazendo-o para o mundo digital, mundo no qual estas crianças já nasceram e com o qual vivem diariamente. Certamente a dedicação que puseram neste trabalho dá muito maior valor aos desenhos daquelas crianças, que merecem toda a nossa atenção.
Louvo ainda o Hospital Bambino Gesù, que se prontificou a acolher esta iniciativa de levar a criatividade das crianças portuguesas às crianças de outros países, que lamentavelmente também se encontram num hospital. Este gesto fortalece pontes e traz alegria a quem dela mais precisa.
Aproveito para desejar a todos um feliz Natal e um ano novo cheio de esperança, de paz, de amizade e entreajuda.
Roma-Vaticano, 15 de dezembro de 2017
Vanda Maria Almeida Lima